sexta-feira, 10 de julho de 2015

Fale mal, mas fale direito

#sóacho

It´s All about the Bass

Pessoal vamos tentar combinar,
Desse jeito está difícil de aturar,
Não há mais o que se conseguir escutar,
Se o caminho do tal Funk não começar a mudar

Mas quero observar antes de mais nada,
Que minha reclamação será bem pautada,
Antes que pensem em me olhar com negação,
Peço apenas que parem e LEIAM COM ATENÇÂO

Não se trata apenas de criticar e pronto,
Cresci ouvindo de tudo inclusive a ele,
O problema é ser agora gritante o confronto,
Entre o que era e o que fizeram dele

Independente da origem da vertente mais conhecida,
Considerando o histórico vindo desde os anos 70,
Me concentro na parte que por mim foi mais vivida,
Que estaria por ali, bem no começo da década de 90

Nem estou considerando os crassos erros de português,
Que de alguma forma davam aos raps até um "charme",
Mas pelo menos não continham nas letras essa estupidez,
Que hoje em dia fazem soar no meu cérebro um alarme

Eram a prova de que mesmo sem instrução,
Mas com a intenção de mostrar sua qualidade,
Era possível conseguir uma boa reputação,
Sem ter que apelar para essa promiscuidade

Saudade também das "melôs" e das montagens,
Que até agora fazem sucesso por um motivo,
Em nada se parecem com essas atuais bobagens,
E possuem uma legião de saudosistas no crivo

O pior é saber que parte disso e culpa nossa,
Afinal só se propaga aquilo que é divulgado,
Se evitássemos essas letras oriundas da fossa,
Não precisaríamos nem mesmo ficar preocupados

O que me leva a concluir que o instrumental não é o problema,
Apesar de ponderar que o miami bass era muito mais amplo,
Mas qualquer coisa se tornará ruim nesta triste cena,
Pois a mentalidade dos " autores " empobrece qualquer campo

Já mudamos até de milênio
Mas essa fixação ainda me espanta
Todo gênero tem o seu gênio,
Bem como também possui sua anta,

Eu poderia cantar Chico Buarque,
No ritmo contestado do batidão,
Ninguém detestaria tal arte,
Então vamos retificar essa discriminação

Assim como poderia cantar uma idiotice,
Como se fosse a Maria Bethânia,
Então não me venha com essa babaquice,
Por que dessa já possuo coletânea

Quer contestar, o faça individualmente,
Quem denigre o ritmo é o cantor e não ao contrário,
Pode ser que assim enriqueçamos novamente,
A qualidade intelectual do nosso cancionário

Diz o ditado que a voz do povo é a voz de Deus,
Que tal colocarmos um pouco disso em prática,
Eu seguirei sugerindo aos meus e você aos seus,
E deixamos de engolir algumas "músicas" de forma tão apática...

PS: E isso vale pra você que curte samba,axé ou prefere a sertaneja,
Seja crítico mas não se torne cítrico,
Presta atenção naquilo que deseja...

Bruno Anjos​

Nenhum comentário:

Postar um comentário